terça-feira, 23 de junho de 2009

Os portugueses não são burros

Vou ser breve. Muito breve. Deixo aqui só uma perguntita.
Mas porque carga de água é que as eleições legislativas e autárquicas não podem ser no mesmo dia?! Hã?

5 comentários:

Tuxa disse...

POrque os políticos portugueses nos passaram um atestado de estupidez. Pensam que os portugueses não vão saber distinguir entre candidatos. Só pela poupança, segundo dizem de 4milhões de euros (que eu não percebo como custa tanto), deveria ser no mesmo dia. Quem perceba disto que coloque uma petição online. eu assino...

Péricles disse...

Bem... as coisas não são assim tão lineares... Só para dar uma achega ao debate. E sem para já tomar uma posição... Em que país foram eleitos, Isaltino Morais, Fátima Felgueiras, Avelino Ferreira Torres, e Valentim Loureiro? E em que país se preparam para ser reeleitos?
Como se gasta tanto dinheiro nas eleições? Relativamente a essa pergunta, posso dizer e sem aprofundar muito, que por cada mesa de voto estão cinco pessoas que trabalham das 7 da manhã até ao fecho das contagens, muitas vezes depois das 21h. Cada pessoa pode ser designada aleatóriamente pela Câmara Municipal, não pode recusar e todas estas pessoas recebem 76€. Multipliquem 76€ por cinco, depois multipliquem pelo número de mesa de cada Freguesia (posso dizer que existem Freguesias com mais de 20 Mesas de voto) No fim multipliquemos por todas as Freguesias de Portugal. Para além disto há horas extra pagas ao STAFF das juntas que estão de serviço às eleições. Aos senhores da Comissão Nacional de Eleições, que resolvem e respondem a dúvidas e reclamações que lhes são enviadas...
Todo este STAFF, tem de estar garantido independentemente do número de pessoas que vão votar... Este dinheiro é gasto, e aqui lamento mas chego a uma conclusão. Este dinheiro sai do nosso bolso e mais de metade dos portugueses não vão votar... Como dizia o outro... E o burro sou eu? Hein?

Lu disse...

Tuxa, estou contigo. Venha daí a petição que eu também assino. =)

Péricles, o facto de as eleições serem no mesmo dia não vai impedir ou proporcionar que os senhores que mencionaste sejam novamente eleitos... De resto, concordo. Será que as pessoas que não votam sabem que aquele dinheirito também lhes sai do bolso? ;)

Tuxa disse...

já viram as datas das eleições? vamos ter um mês seguido de campanha eleitoral, de direito de antena nas televisões...maravilha não?pelo menos as tvs portuguesas deixam de repetir programas que já vimos N vezes para falar de política...lindo...quando será que recebemos no correio os nossos atestados de burrice?é para anexar ao CV?

Lu disse...

Tuxa, é uma treta, eleições espaçadas apenas alguns dias, com campanhas que vão acabar por se sobrepor umas às outras, e mais o tal dinheirito gasto (que já discutimos nos comments mais acima)... Não sei bem o que os políticos/deputados ganham em separar tudo... mais votos? duvido! o nosso respeito e admiração? nem pensar!
qual seria a dificuldade de ter 2 boletins de voto no mesmo dia? qual seria a confusão que os eleitores podem fazer? disse e repito: os portugueses não são burros. mas é como dizes, Tuxa, pela maneira como os nossos políticos e governantes nos vêem mais vale anexar os atestados de burrice ao CV! =P