terça-feira, 2 de junho de 2009

Vamos a votos?

Não, a pergunta não está certa. Vamos votar? Ah! Agora sim. Faz toda a diferença. Ehehe!
É já no dia 7 que vamos decidir que deputados nos representam nos próximos 5 anos no Parlamento Europeu (PE).
Confesso que não tenho acompanhado com intensidade a campanha eleitoral dos vários candidatos. Estou atenta ao telejornal e divirto-me com as frases dos cartazes publicitários que vejo na rua. Sim, disse "divirto-me". É que nada do que vi até agora me convence. E digo isto apesar de o meu voto já estar decidido. Aliás, se não estivesse decidido também não eram os argumentos dos cartazes que me iam convencer...
Eu não terminava sem vos dar um brinde. Quem quiser pode clicar em Parlorama e consultar a classificação feita pelo PE dos deputados que nos representam actualmente, com estrelinhas de 1 a 5. É interessante. Aconselho mesmo esta visita.

* imagem daqui: http://www.europarl.europa.eu/elections2009/

10 comentários:

Péricles disse...

Muito interessante, o teu post. No entanto queria só deixar aqui uma nota com alguma parcialidade que reconheço. Em relação ao estudo apresentado, relativamente às classificações do trabalho desenvolvido pelos nossos Eurodeputados. Em primeiro lugar é meritório o trabalho desenvolvido pela Ilda Figueiredo eleita pela CDU, no entanto é importante apresentar algumas ressalvas para não cairmos em avaliações erráticas.
Assim falarei do caso sobre o qual não escondo tenho mais simpatia e também algum conhecimento. O eurodeputado Miguel Portas, único eleito pelo BE desenvolveu muita actividade politica, apesar de estar só e de ter apostado num registo que não sai com muita evidência neste estudo. Optou por entre outras coisas por estar presente em palcos de crise, primeiro no Líbano com o conflito entre os guerrilheiros do HAMAS e o exército de Israel e depois em Gaza no meio dos Bombardeamentos. Logo aqui perdeu em assiduidade porque o trabalho desenvolvido lá não contou como presença em Bruxelas ou Estrasburgo. Noutra situação, atravessou meia Europa para ajudar trabalhadores portugueses, explorados por patrões sem escrúpulos. Foi também aos campos de concentração no sul de Itália denunciar a política xenófoba do Berlusconi. Este tipo de acções demoram tempo para que se possa acompanhar com profundidade e desenvolver um trabalho sério. Estando só e sem um grande aparelho partidário como é o caso de todos os outros Partidos Portugueses presentes no PE, o trabalho desenvolvido é também bastante meritório. Como o Miguel poderão haver outros em iguais circunstâncias e com avaliações com critérios pelo menos discutíveis do ponto de vista cientifico. No entanto termino como iniciei, reafirmando que a minha análise também não é de todo uma análise imparcial.

Lu disse...

Péricles, não duvido de que haja motivos para considerar as ausências dos senhores deputados. Também não duvido que alguns desses motivos até tenham a ver com o trabalho de euro-deputado. Mas não deixa de ser interessante ver essa informação. É já interessante o facto de haver uma avaliação, coisa que desconhecia se também não tivesse lido sobre isso. De resto, cada um de nós pode tentar de alguma maneira averiguar o porquê de mais ou menos presenças, etc. Certo?

Péricles disse...

Concordo contigo, acho interessante que se avalie o desempenho dos nosso eleitos a fim de se exigirem responsabilidades, no entanto e relativamente aos critérios de avaliação é que na minha opinião, se devia ir um pouco mais longe...
Um deputado que faz parte da comissão dos negócios estrangeiros, da delegação para as relações com os países do Magrebe e da delegação paras as relações com a autoridade palestiniana... E que esteve presente justamente nos momentos mais críticos desses povos, a meu ver não deveria ter uma pontuação de 1 (1 a 5) em assiduidade no PE, se há coisa que este deputado ainda não desenvolveu apesar da capacidade de trabalho é a Omnipresença :P
Quando dizes que cabe a cada um de nós averiguar o porquê de mais ou menos presenças, concordo, embora seja muito difícil deter os dados que nos permitam contrapor uma avaliação de uma entidade à partida fiável...enfim esta conversa dava pano para mangas :P

Tuxa disse...

Pois, eu até votava...mas este sistema não favorece o voto.
Para votar teria que me deslocar tão só 750km até ao local onde estou inscrita, ou então preencher kilos de papelada para me permitirem votar por correspondência. Deveria haver um sistema electrónico de voto que permitisse que as pessoas votassem de qualquer ponto do país.

Péricles disse...

Tuxa... compreendo bem o que dizes, no entanto o voto electrónico tem uma grande limitação, é impossível garantir que o voto seja secreto a 100%. E assim sendo até que não haja garantias dessa situação, essa solução será muito difícil de implementar.

Tuxa disse...

o voto podia ser feito através do cartão do cidadão...e depois o eleitor recebia um mail ou qualquer cena para confirmar...faziam como o sistema bancário online...com jeitinho dava...não sei...é por os grandes pensadores deste país a pensar num sistema.

Lu disse...

Ó Tuxa, moça, não me digas que ao fim deste tempo todo ainda não alteraste a morada... doida! ehehe! ;)
Acho que a sugestão que deste (que é excelente, de resto, até porque há muita gente na tua situação) já foi falada, mas os gajos não se decidem pá... politiquices! ;)

Tuxa disse...

pois, não há guito envolvido...senão já tinham tentado alguma coisa...
mudar a morada? never...moi je sou transmontana forever...até na morada...lol...portanto continuarei nos números da abstenção...

Péricles disse...

Lamento Tuxa mas isso vai mudar, quando tirares o Cartão do Cidadão, o recenseamento eleitoral passa a ser automático, ou seja, a não ser que mantenhas a morada para todos os efeitos, (fiscais, de saúde, e morada de residência) em Trás-os-Montes, verás a tua secção de voto ser alterada para a morada de residência.
Quanto ao resto, não são politiquices são mesmo questões muito importantes de limitações técnicas, que não asseguram uma coisa fundamental em democracia que é a garantia total do segredo no voto.
E se o voto electrónico fosse seguro, já tinha passado de projecto piloto em países onde já foi testado...

Lu disse...

Tuxa, mudar a morada não vai fazer com que deixes de ser transmontana, mas tu é que sabes... =)

Péricles, já todos tínhamos percebido que a questão se prendia com a fiabilidade do método... a questão é que ninguém pensa em mais métodos, mas como tu mesmo disseste na tua primeira intervenção nesta caixa de comentários "esta conversa dava pano para mangas :P. =)