quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Continuo a defender dois momentos de sufrágio!!


Terça-feira, 23 de Junho de 2009

Lu disse:

"Os portugueses não são burros

Vou ser breve. Muito breve. Deixo aqui só uma perguntita.
Mas porque carga de água é que as eleições legislativas e autárquicas não podem ser no mesmo dia?! Hã?"



Tenho mais dados, e por isso quero recuperar este debate...

Ao contrário do que aqui se argumentou, não seria mais um boletim de voto, mas sim mais 3 boletins...

Não podemos julgar o país pela nossa experienciação, mas quem esteve nas mesas de voto o dia todo, como foi o meu caso, teve a percepção que escapa a quem só lá vai votar, e ainda mais aos que só eles sabem porque ficam em casa...

Gente de idade, que não sabe ler... e que envergonhada e gentilmente vem ter com quem está na mesa, e diz:
"...menina enganei-me, e agora? é que eu queria votar no da mão, mas enganei-me, é que eu não sei ler... nunca fui à escola..."

Esta situação é talvez das que me lembro a mais simbólica das que aconteceram nestas eleições que espelham o país real...

E por isso defendi e continuo a defender, que o acto de sufrágio deve ser o mais facilitador e clarificador possível, já bem basta o ruído de algumas campanhas...

Agora imaginem o que seria para algumas pessoas esta situação que passo a descrever...

Caso do Concelho de Sintra

Boletim das Legislativas com 14 Partidos, um dos quais veio a saber-se que tinha sido anulada a sua candidatura antes da abertura das urnas Partido pro Vida.
Boletim para a Câmara Municipal com 5 Candidaturas, Boletim para a Assembleia Municipal com 5 candidaturas, Boletim da Freguesia de Rio de Mouro com 4 candidaturas, mas se for da freguesia da Agualva com 5 candidaturas se for da Freguesia de Almargem do Bispo boletim com 3 candidaturas...

Qual o boletim para isto? Qual o boletim para aquilo? Em qual dos 4 boletins é que voto no Portas para malhar no Sócrates? Em qual é que dou o voto ao Presidente da Câmara que é tão bom rapaz e concorre pelo PS? Na junta quero votar pelo Movimento Independente Mais Vida, mas isso não tinha sido anulado naquele edital que estava lá fora???

Por todas as freguesias e concelhos do país as variáveis são imensas, a confusão gerada, seria enorme, para aqueles que por esta ou aquela razão têm mais dificuldades em fazer com que aquilo que sentem seja coerente com uma cruz no sitio correcto.

As coisas às vezes vão para além daquilo que os nossos olhos conseguem ver... A não ser que corroboremos a ideia peregrina do programa eleitoral do MMS, que defendia que só devem votar pessoas com o 12º ano de escolaridade, eu continuo na minha, e a defender estes dois momentos por mais chato que seja para o cidadão capaz de esmiuçar filtrar os sufrágios ao mesmo tempo...


2 comentários:

Alexandre Moleiro disse...

Eu continuo a discordar. Não-me irás convencer que a realização de eleições simultâneas iria trazer resultados eleitorais diferentes.

Lu disse...

Acredito que hajam casos desses, bem caricatos, e apesar disso mantenho a minha opinião. Mantenho-a apesar de se ter optado por levar os eleitores a votar em três momentos distintos. Mantenho-a porque, tal como o Alexandre, me parece que os resultados não seriam muito diferentes. E mantenho-a porque não foi só a pensar nestas situações que assim foi decidido. Foi um questão de competição política pelos votos...
Acho até que se devia pensar em soluções para as pessoas que têm mais dificuldade em interpretar o que está escrito, sei lá, e que tal um boletim em que aparecesse o símbolo do partido e uma foto da cara do líder, por exemplo?